
Nem tudo o que reluz é ouro: um caso de mudança curricular no Ensino Médio
2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 84 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362014000300006
ISSN1809-4465
AutoresJanete Palazzo, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Cândido Alberto Gomes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoOs currículos do ensino médio brasileiro têm a tradição histórica do enciclopedismo. Apesar disso, têm recebido sucessivamente novas disciplinas segundo decisões centrais, que dependem de execução descentralizada. Uma delas foi a Língua Espanhola, por motivos geopolíticos e geoestratégicos. Este trabalho efetua um balanço preliminar da introdução da disciplina, inclusive o perfil do professor. Os resultados revelam o improviso para atender à legislação e normas, considerando a grande quantidade de docentes sem formação adequada para ministrar esta disciplina. Ademais, quase a metade dos estabelecimentos declara não oferecê-la efetivamente. Esta mudança evidencia que decisões governamentais estão sujeitas às limitações das burocracias e aos jogos políticos, o que pode resultar na sua própria deslegitimação.
Referência(s)