Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes

2005; Springer Science+Business Media; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722005000100017

ISSN

1678-7153

Autores

Denize Cristina de Oliveira, Frida Marina Fischer, Mariana Almeida do Amaral, María Cristina Triguero Veloz Teixeira, Celso Pereira de Sá,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.

Referência(s)