
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
2005; Springer Science+Business Media; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722005000100017
ISSN1678-7153
AutoresDenize Cristina de Oliveira, Frida Marina Fischer, Mariana Almeida do Amaral, María Cristina Triguero Veloz Teixeira, Celso Pereira de Sá,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoO objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.
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