Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RESTAURAÇÃO CATÓLICA NO SUL DO BRASIL

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/his.v36i0.2696

ISSN

2447-8261

Autores

Arthur Blasio Rambo,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

O cenário histórico que começou a ser desenhado pelas novas correntes do pensamento como o iluminismo, o enciclopedismo, o liberalismo, o racionalismo, o socialismo e outras, a partir do século dezoito, colocou a Igreja Católica diante de um desafio gigantesco. As monarquias de direito divino, os regimes de cristandade e de padroado vão dando lugar aos estados laicos que, ou prescindem da Igreja, ou a ignoram, ou a hostilizam, ou a combatem abertamente. A resposta da Igreja foi a implantação do Projeto da Restauração Católica. O Projeto resume-se essencialmente no retorno da Igreja à doutrina, à prática e à disciplina do Concílio de Trento sob o comando único de Roma e do Romano Pontífice. As estratégias para implantá-lo vão desde a rejeição ao governo laico na França (ultramontanismo), o combate ao Kulturkampf na Alemanha que resultou na expulsão dos jesuítas desse país, como os agentes mais ativos da Restauração Católica, até uma coexistência produtiva, com o Estado laico, como foi o projeto de Restauração Católica do cardeal Sebastião Leme para o Brasil. A implantação do Projeto da Restauração Católica no Brasil, de modo especial no Sul, teve como agentes mais marcantes os bispos da Arquidiocese de Porto Alegre, desde 1848, com seus titulares: D. Sebastião Dias Laranjeira, D. Cláudio Ponce de Leão, D. João Becker e D. Vicente Scherer. Uma dezena de ordens e congregações religiosas, com destaque para os jesuítas, foram os agentes decisivos para o projeto. Abstract The historical context that began to be defined by new trends of throught, such as the Enlightenment, Encyclopedism, Liberalism, Rationalism, Socialism and others, since the eighteenth century, offered the Church great challenges. Monarchies by divine right, Christendom, and padroado systems little by little are being replaced by laic states that either dispense with the Chrurch or they ignore it, or present themselves openly hostile to it. The Church’s response to this state of affaires was the implementation of the Catholic Restoration Project. Essentially, it can be summed up as the Church’s return to the doctrine, practices and discipline by the Council of Trent under the sole management of Rome and the Roman Pope. Strategies to establish it span throughout the years and they go from the rejection of the laic government in France (Ultramontanism), the expulsion of the Jesuits from Germany, as the most active agents for Catholic Restoration, and even to a productive coexistence with the laic State, such as the Project of Catholic Restoration Project of Cardinal Sebastião Leme, in Brazil. The implementation of the Project of Catholic Restoration in Brazil, especially in the South, had as its most remarkable agents in the Bishops of the Archdiocese of Porto Alegre, since 1848, namely: D. Sebastião Dias Laranjeira, D. Cláudio Ponce de Leão, D. João Becker and D. Vicente Scherer. Several religious orders and congregations, especially the Jesuits, were the decisive agents of the Project.

Referência(s)
Altmetric
PlumX