Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas

2013; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572013000100002

ISSN

2175-3539

Autores

Mariana Guimarães Pasqualini, Marilene Proença Rebello de Souza, Cárita Portilho de Lima,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Esta pesquisa insere-se na discussão relativa à inserção de psicólogos na Educação Básica, visando contribuir para a construção de políticas públicas em uma perspectiva histórico-crítica. Considerou-se fundamental analisar proposições legislativas que versam sobre a inserção do psicólogo neste campo, buscando desvelar como a Psicologia se faz presente e quais demandas sociais reivindicam a presença desses profissionais na Educação. Realizou-se pesquisa documental nos sites do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo que resultou na análise de 31 proposituras legislativas. Nota-se que a expectativa que se tem sobre a atuação de psicólogos na Educação permanece predominantemente focada no indivíduo, com viés clínico e vinculada a uma concepção instrumental de Educação. Constata-se, portanto, a necessidade de ampliarmos ações junto às representações legislativas e à sociedade, em geral, que possibilitem a elaboração de proposições condizentes com o compromisso ético-político firmado pela área da Psicologia Escolar e Educacional na Educação Básica.

Referência(s)