Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A comparative study on aspects that influence the sense of presence in virtual environments

2013; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rbca.2013.2816

ISSN

2176-6649

Autores

Rui Silva, Avanilde Kemczinski, Luiz Fernando Mattos Schlindwein,

Tópico(s)

Evacuation and Crowd Dynamics

Resumo

Resumo: Um dos objetivos e vantagens da Realidade Virtual é a promoção da sensação de "estar lá", de estar presente.As pesquisas existentes focaram em determinar "se" um fator contribui para o senso de presença.Este artigo compara dois sistemas de visualização, avaliando qual dos dois contribui mais para este senso.Dois sistemas de baixo custo e baixa tecnologia foram usados: estereoscopia anáglifa e campo de visão (FOV) largo (50º).O Questionário SUS foi aplicado a 63 participantes para avaliar o senso de presença.Os participantes foram divididos em dois grupos, num experimento intra-sujeitos seguido de um inter-sujeitos, assistiram a um passeio guiado em um campus universitário virtual.Ambos os sistemas contribuíram para aumentar o senso de presença.O aumento do FOV foi melhor para lembrar do lugar visitado enquanto a estereoscopia foi melhor em tornar o ambiente mais realista.Entretanto, percebeu-se que a estereoscopia anáglifa não pode ser usada sempre.Em termos gerais, os dados mostram que a estereoscopia anáglifa contribui mais que um FOV largo para o senso de presença

Referência(s)