A Mulher Na Capoeira
2005; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1353/hcs.2011.0223
ISSN1934-9009
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA Mulher Ε α Capoeira Maria José Somerfae Barbosa éprofessera de literatura e cultura brasileiras na Universidade de Iowa. Publicou os seguintes livres: Clarice Lispector: Spinning the Webs of Passion (1996), Mutacóes Falseantes / Sparkling Mutations (1997) e Clarice Lispector: Des/ fiando as Teias da Paixâo (2001). Organizou Passo e Compasso: Nos Ritmos do Envelhecer (2003) e tem publicado extensivamente em coletâneas e revistas especializadas no Brasil e nos Estados Unidos. Sua pesquisa atualse concentra na cultura e na literatura afro-brasileiras. Ñas últimas décadas, a divulgacáo da capoeira no mundo tem sido rápida e constante e o número de publicacóes sobre o assunto tem se multiplicado a olhos vistos. No entanto, as referencias a mulheres capoeiristas sao esparsas e de pouco vulto e nao há uma análise sistemática da sua participaçâo ativa nos cÃ-rculos de capoeira. Num esforço para diminuir esse vacuo, este estudo traça a trajetória da mulher na capoeira, enfocando as mudanças ocorridas nos últimos anos e os fatores que lhe propiciaram uma participaçâo mais significativa ñas rodas, academias e agremiacóes. Estabelece também uma visáo panorámica das atividades e contribuicóes femininas para a divulgacáo da capoeira, no Brasil e nos Estados Unidos, sem perder de vista os obstáculos que a mulher ainda enfrenta. A Presença da Mulher na Capoeira1 E difÃ-cil precisar a influencia que a mulher exerceu no desenvolvimento da capoeira como jogo/luta/dança/ritual ou traçar com exatidáo o histórico da sua participaçâo ativa porque a capoeira era de tradiçao ágrafa e de dominio quase que exclusivamente masculino. Alguns estudos levantam a hipótese de que a coreografÃ-a dos movimentos da capoeira possa ter se originado numa dança de iniciacáo feminina. Luiz da Cámara Cascudo foi o primeiro a estabelecer uma conexáo entre essa dança angolana e a capoeira2: Entre os Mucope do sul de Angola, há uma dança da zebra, N'golo, que ocorre durante a Efundula, festa da puberdade das raparigas, quando essas deixam de Arizona Journal of Hispanic Cultural Studies Volume 9, 2005 10 Arizona Journal of Hispanic Cultural Studies ser muficuenas, meninas, e passam à condiçâo de mulheres, aptas a casamento e à procriaçâo. O rapaz vencedor no N'golo tem o direito de escolher a esposa entre as novas iniciadas e sem pagar o dote esponsalicio. O N'golo é a capoeira. {Folclore 184-85) Apesar de significante, essa associaçao entre a origem da capoeira e um ritual de iniciaçâo feminino mostra apenas que, como a N'golo estava restrita aos rapazes, as mulheres tinham uma participaçâo indireta. Carlos Eugenio LÃ-bano Soares afirma que até o século XX, "as mulheres que têm papel fundamental na cultura escrava urbana estavam, de acordó com todos os indicios, banidas do universo da capoeira, pelo menos indiretamente" {A capoeira 121). Mas, o proprio autor encontrou uma noticia sobre a repressáo aos capoeiristas que menciona duas mulheres: "Isabel e Ana passam a vida a brigar; e para isso desafiam quem lhes dirige qualquer palavra desagradável e, quando empenham qualquer luta, mostram ser peritas na capoeiragem" (A negregada 303).3 Trata-se, entretanto, ao que tudo indica, de casos isolados e de pouco vulto, principalmente quando comparados ao número de capoeiristas do sexo masculino que se destacaram na época. Alguns estudiosos e pesquisadores da historia da capoeira no século XX costumam mencionar o nome de sete mulheres que ficaram famosas antes da incursáo feminina sistemática nos cÃ-rculos de capoeira: Maria Hörnern, Julia Fogareira, Maria Cachoeira, Maria Pernambucana, Maria Pé no Mato, OdÃ-lia e Palmeirona (Bola Sete 27; Araújo, "Sou" 133). No entanto, mesmo que algumas capoeiristas tenham se tornado figuras lendárias, nao gozam do prestigio e da admiraçâo reservados aos homens que se destacaram na capoeira na mesma época. Os esparsos comentarios publicados sobre as atividades dessas mulheres referem-se geralmente a seu comportamento*"masculino" e/ou a sua destreza, como alguns dos apelidos revelam (Maria Hörnern, Julia Fogareira, Maria P...
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