Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão

2003; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 56; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672003000400002

ISSN

1984-0446

Autores

Dagmar Estermann Meyer, Maria Henriqueta Luce Kruse,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O texto apresenta algumas reflexões com as quais se pretende subsidiar discussões decorrentes da necessidade de implementar as Diretrizes Curriculares nos cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil. Tomando como referências autores e autoras que tematizam o currículo desde as perspectivas pós-críticas em Educação, o texto propõe mudanças de foco para desenvolver estas reflexões, quais sejam: das respostas paras as perguntas, da certeza para a dúvida, da prescrição para a problematização. Desde esse lugar, sugerimos que as diretrizes curriculares podem ter a finalidade de fornecer referências para a formulação de projetos político-pedagógicos que se articulem tanto às demandas políticas e sociais da sociedade mais ampla quanto às necessidades e interesses locais, sem colar-se ou subsumir-nos nelas.

Referência(s)