Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RODOPIANDO COM O “SACI-PERERÊ”: MOVIMENTOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2014; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Linguagem: Português

10.15628/holos.2014.2524

ISSN

1807-1600

Autores

Fernanda Theodoro Roveri,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os contos e as lendas do folclore brasileiro apresentam uma riqueza ímpar tanto de personagens quanto de temas e permitem que trechos e traços da história nacional sejam trazidos em suas singularidades e universalidades. A lenda do “Saci-Pererê”, representada por um menino negro de uma perna só e que fuma um cachimbo, nasce da mestiçagem brasileira, da fusão de etnias, culturas, conhecimentos, crenças e valores em que uma geografia se impõe (CASCUDO, 1954; MEIRELES, 1983; ANDRADE, 1976). A ideia da liberdade é representada por esse personagem que aparece e desaparece com o vento, fazendo peraltices por meio dos poderes mágicos de seu gorro vermelho. Esse trabalho tem como objetivo narrar uma experiência pedagógica realizada com crianças de 02 a 06 anos de idade, em uma escola pública do município de Campinas-SP, a partir de procedimentos de ensino realizados com contos e lendas do folclore. Diversos personagens, como o “Saci-Pererê”, a “Cuca” e o “Boitatá”, ganharam vida por meio da imaginação, aparecendo em nosso cotidiano e instigando diversas brincadeiras com as crianças, como as de aparecer e desaparecer com o vento, saltitar, fazer mágicas e misturar os brinquedos, por exemplo. Concluímos que, ao aproximarmos as crianças das manifestações folclóricas presentes em nosso dia-a-dia, valorizamos outros conhecimentos, abrindo caminhos diferentes para curiosidades e experiências infantis (BOSI, 1992; KISHIMOTO, 1998). Como resultado desse trabalho, percebemos o enriquecimento do repertório das brincadeiras infantis e o interesse e a participação da comunidade com suas vivências, lembranças e narrativas que constituem memórias da infância.

Referência(s)