
A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 126 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302014000100006
ISSN1678-4626
AutoresPeri Mesquida, Juliano Peroza, Abdeljalil Akkari,
Tópico(s)Global Educational Policies and Reforms
ResumoEste artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.
Referência(s)