Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contribuição de Paulo Freire à educação na África: uma proposta de descolonização da escola

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 126 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302014000100006

ISSN

1678-4626

Autores

Peri Mesquida, Juliano Peroza, Abdeljalil Akkari,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura crítica da participação de Paulo Freire no processo de descolonização na África durante a década de 1970, bem como uma análise da atualidade de sua proposta político-pedagógica para a realidade educacional daquele Continente. No primeiro momento, procuramos situar social, histórica e culturalmente a colonização na África, suas características e as particularidades da dominação. No segundo momento, apontamos as principais propostas político-educacionais de Paulo Freire para a África pós-colonial, deparando-se com a pluralidade cultural africana. E, para finalizar, apresentamos um panorama conjuntural da situação político-educacional africana, de modo a identificar a atualidade da contribuição de Freire diante dos novos desafios educacionais naquele Continente.

Referência(s)