
"A incorporação do proletariado à sociedade moderna": a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941)
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 47 Linguagem: Português
10.1590/s0104-87752012000100015
ISSN1982-4343
AutoresCarla Simone Chamon, James William Goodwin,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo trata da criação de uma instituição escolar, a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, inaugurada em Belo Horizonte em 1910. Apresentamos aqui algumas reflexões acerca da produção dessa escola como lugar de formação do cidadão trabalhador da república brasileira. Discutimos também as implicações da sua localização na trama social e espacial da cidade, bem como da produção do espaço a ela destinada em espaço escolar. Utilizando como fonte principal os primeiros relatórios de direção dessa escola e jornais mineiros do período, este trabalho aborda a constituição da Escola de Aprendizes Artífices e sua configuração na cultura urbana e no ambiente de trabalho da capital mineira.
Referência(s)