Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A teoria de Paulo Freire como fundamento da Pedagogia Social

2014; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2014v3n1p33-44

ISSN

2316-3828

Autores

Ercília Maria Ângeli Teixeira de Paula, Karine dos Santos,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal destacar em obras de Paulo Freire fundamentos relacionais com a Pedagogia Social, de modo a contribuir para reflexões em torno da temática formação do educador social no Brasil. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre obras de Paulo Freire e de estudiosos da Pedagogia Social. O artigo apresenta três categorias de análise: a inovação epistemológica, o engajamento político e a visão de mundo esperançosa que são componentes, tanto da Educação Popular, como da Pedagogia Social. Os resultados revelam que essas categorias contribuem para a superação de condições opressoras e emancipação das pessoas através dos processos educacionais envolvidos nessas duas áreas. Para concluir, o artigo apresenta essas categorias como fundamentos para práticas educativas dos educadores sociais no Brasil.

Referência(s)