Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano

2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 29; Issue: 51 Linguagem: Português

10.1590/1980-4415v29n51a07

ISSN

1980-4415

Autores

Dierson Gonçalves de Carvalho, Paula Moreira Baltar Bellemain,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho discute, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, o modo como é proposto o estudo da área de figuras geométricas planas no currículo de Matemática do Programa Projovem Urbano e a relação entre esse estudo e os princípios que regem o referido Programa. Para tanto, foram analisados documentos como o Guia de Estudo, o Projeto Pedagógico Integrado e as Propostas Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que a Organização Matemática predominante é o cálculo da área de retângulos, por meio do uso da fórmula, justificada pela contagem de quadradinhos, o que se aproxima da abordagem no ensino regular. Por outro lado, o uso frequente do contexto da construção civil aponta para a conexão com a dimensão da qualificação profissional, preconizada nos princípios que regem o Programa Projovem Urbano.

Referência(s)