
Ensino da liderança em enfermagem: um estudo bibliométrico
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002012000200024
ISSN1982-0194
AutoresVanessa Ribeiro Neves, Maria Cristina Sanna,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoOBJETIVOS: Quantificar e descrever as características da produção científica sobre o ensino da liderança em enfermagem quanto ao tipo de publicação, ano, veículo, país, idioma e temática abordada. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo bibliométrico, realizado em bases de dados da BVS, com os descritores ensino, liderança e enfermagem. RESULTADOS: Em 37 anos, foram identificadas 73 publicações, a maioria encontrada na base de dados MEDLINE e constituída de artigos originais publicados em periódicos norte-americanos, escritos em inglês e versando sobre estratégias de ensino. CONCLUSÕES: A produção científica foi escassa mas constante no período estudado, de autoria predominantemente americana e publicada em periódicos científicos nos Estados Unidos, o que indicou a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o assunto no Brasil.
Referência(s)