Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino da liderança em enfermagem: um estudo bibliométrico

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002012000200024

ISSN

1982-0194

Autores

Vanessa Ribeiro Neves, Maria Cristina Sanna,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

OBJETIVOS: Quantificar e descrever as características da produção científica sobre o ensino da liderança em enfermagem quanto ao tipo de publicação, ano, veículo, país, idioma e temática abordada. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo bibliométrico, realizado em bases de dados da BVS, com os descritores ensino, liderança e enfermagem. RESULTADOS: Em 37 anos, foram identificadas 73 publicações, a maioria encontrada na base de dados MEDLINE e constituída de artigos originais publicados em periódicos norte-americanos, escritos em inglês e versando sobre estratégias de ensino. CONCLUSÕES: A produção científica foi escassa mas constante no período estudado, de autoria predominantemente americana e publicada em periódicos científicos nos Estados Unidos, o que indicou a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o assunto no Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX