
A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais Brasileiras
2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 41; Issue: 142 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742011000100003
ISSN1980-5314
AutoresMaria Malta Campos, Yara Lúcia Espósito, Eliana Bhering, Nelson Gimenes, Beatriz Abuchaim,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoO artigo apresenta resultados de pesquisa de avaliação sobre a qualidade da educação infantil no Brasil, desenvolvida em parceria com a Fundação Carlos Chagas, o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os dados foram colhidos em 147 instituições de educação infantil em seis capitais brasileiras, durante o segundo semestre de 2009. Para a observação dos ambientes de creches e pré-escolas foram utilizadas versões adaptadas das escalas Infant/Toddler Environment Rating Scale Revised Edition e Early Childhood Environment Rating Scale Revised Edition. Foram também aplicados questionários a diretores das instituições e professoras das turmas avaliadas. Os principais resultados revelaram que: creches e pré-escolas apresentam em média níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se referem às atividades (creche e pré-escola), rotinas de cuidado pessoal (creche) e estrutura do programa (pré-escola); mudanças em determinadas características das instituições poderiam levar à melhoria da qualidade da educação infantil nos municípios investigados
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