O trajeto autobiográfico de Graciliano Ramos
2011; University of North Carolina Press; Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1353/rmc.2011.0028
ISSN2165-7599
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO trajeto autobiográfico de Graciliano Ramos Marcelo Amorim Com este artigo, pretendemos mostrar que a cogitação autobiográfica presente no espírito de Graciliano Ramos desde sua mais tenra idade motivou-se pela necessidade que o autor tinha de relatar suas experiências passadas a partir de um significado reclamado pelo tempo presente e pela sua condição de autodidata. Entenderemos por que ele precisa contar sua trajetória, enfocando a fase em que ocorre seu aprendizado do alfabeto e a aquisição dos letramentos que o levarão, no futuro, a tornar-se escritor. Alfabeto e letramento, assim, são pintados como eventos cruciais que o transformam e estão associados ao próprio relato autobiográfico. A narrativa de si mesmo, além de cumprir sua função representativa, tem seu sentido completado como certificação final da própria trajetória de letramento. Apontamos assim uma sugestão de resposta que explique a razão de ser de Infância, indicando semelhanças na trajetória do autobiógrafo que o aproximam do percurso do autodidata. Pode-se dizer, pois, que a autobiografia é escrita como derradeira necessidade de representação do autodidata. Para verificar-se a gênese do projeto do autobiógrafo, faremos referência inicialmente ao lugar de Infância dentro da obra de Ramos como um todo, e como tal narrativa funciona enquanto força coesiva que traz novos significados para as experiências relatadas, em outros livros do autor, por personagens ficcionais e autobiográficos. Para tanto, procede-se a esclarecimentos de como o menino de Infância concatena-se aos heróis de outros livros, a começar pelo protagonista de Angústia. Angústia talvez seja o livro de Ramos mais criticado pelo próprio autor. Em uma carta do escritor a Antônio Cândido, apresentada no prefácio de Ficção e confissão (7-9), Ramos diz que Angústia é "um [End Page 343] livro mal escrito [. . .]: muita repetição desnecessária, um divagar maluco em torno de coisinhas bestas, desequilíbrio, excessiva gordura". Em Memórias do cárcere, volta à avaliação impiedosa: Por que foi que um dos meus livros saiu tão ruim, pior que os outros? pergunta o crítico honesto. E a alinha explicações inaceitáveis. Nada disso: acho que é ruim porque está mal escrito. E está mal escrito porque não foi emendado, não se cortou pelo menos a terça parte dele. (34) Na opinião de Cândido, porém, Angústia, tecnicamente, "é o livro mais complexo de Graciliano Ramos. [. . .] Senhor dos recursos de descrição, diálogo e análise, emprega-os aqui num plano que transcende completamente o naturalismo" (80). Seja como for, "mal escrito" ou tecnicamente complexo, Angústia revela fatos muito úteis sobre Ramos e sua obra. O protagonista Luís da Silva, que vive numa casa velha e cheia de ratos, é um funcionário público que, para complementar a renda, escreve textos sob encomenda para jornais. Às vésperas de se casar com a vizinha Marina e com dívidas contraídas pelos presentes comprados à noiva, o protagonista percebe o afastamento da amada depois que entra em cena Julião Tavares, sujeito eloquente e rico, que lhe arrebata Marina, abandonando-a grávida. Humilhado e tomado pelo ódio, Luís da Silva resolve matar Julião Tavares, o que faz com sucesso. Logo após executar o crime, o protagonista cai enfermo por trinta dias. Ao fim do período de convalescença, põe-se em andamento uma narrativa em primeira pessoa, através da qual se faz o resgate claro do passado através de reminiscências. A estrutura do romance é a da memória, constituída por um narrador de 35 anos que resume a história de aproximadamente um ano de vida. O tempo é complexo, com vários retrocessos e avanços, mas, no geral, a partir de certo ponto, a voz narrativa passa a empregar tempos verbais passados. Como há um número razoável de diálogos entre personagens, a impressão do presente contrasta com a voz do narrador, que é o centro focal...
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