Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo

2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 43; Issue: 149 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742013000200016

ISSN

1980-5314

Autores

Marcelo Henrique Oliveira Henklain, João dos Santos Carmo,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

A despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.

Referência(s)