
Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo
2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 43; Issue: 149 Linguagem: Português
10.1590/s0100-15742013000200016
ISSN1980-5314
AutoresMarcelo Henrique Oliveira Henklain, João dos Santos Carmo,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoA despeito de dados bastante sólidos, as contribuições da Análise do Comportamento ao planejamento de condições de ensino têm sido subutilizadas. Este artigo objetiva compartilhar algumas dessas contribuições com o campo da educação. Com base em trabalhos acerca das aplicações da Análise do Comportamento para a educação, ofereceremos algumas orientações sobre aspectos relevantes envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem aos quais os professores devem estar atentos. Dividimos as contribuições em três categorias: contribuições da filosofia behaviorista radical; descrição e aplicação de princípios do comportamento ao contexto educacional; algumas propostas sistematizadas de ensino de base comportamental. Novos estudos poderiam aprofundar a descrição das contribuições comportamentais à educação e destacar essas contribuições por áreas.
Referência(s)