
ORTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v8i2.14062
ISSN2178-4442
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoFaz parte do processo de ensino/aprendizagem da linguagem escrita o dominio da ortografia. Estudos recentes demonstram que a aprendizagem de regras ortograficas e um processo lento e gradual e necessita de um ensino explicito. Este estudo teve como objetivo investigar a competencia ortografica de alunos do Ensino Fundamental. Participaram 356 estudantes (3a- 8a series) de duas escolas (publica e privada). Para avaliar suas performances em diferentes regras ortograficas elaborou-se um ditado. Os resultados demonstraram o efeito positivo do tempo de instrucao na evolucao da ortografia. Apesar da discrepância inicial no desempenho dos alunos das duas escolas, essa diferenca diminui significativamente nas series posteriores. Embora houvesse uma evolucao na qualidade das escritas ao longo das series, constatou-se que alguns alunos continuam cometendo erros elementares em series avancadas. Alem de demonstrar a evolucao na competencia ortografica, este trabalho indica caminhos para propostas de intervencao escolar em pontos especificos da aprendizagem da ortografia.
Referência(s)