
Avaliação da Influência dos Modismos Gerenciais na Adoção de Ferramentas de Gestão nas Redes de Supermercados de Santa Catarina.
2011; Emerald Publishing Limited; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5700/rege418
ISSN2177-8736
AutoresFernando Filardi, Maria Terezinha Angeloni, Flávio Cozzatti,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoRESUMO A busca constante pela conquista e retencao do cliente originou um mercado literario de curandeiros e gurus da gestao, que ganharam generosos espacos nas livrarias vendendo formulas magicas na tentativa de transformar a gestao de negocios em ciencia exata. Este estudo investigou a situacao das maiores redes de supermercados de Santa Catarina, tendo como objetivo verificar quais criterios levaram seus gestores a escolher as ferramentas de gestao adotadas e se ha influencia do modismo nessa escolha. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso e contou, como instrumentos de coleta de dados, com entrevistas semiestruturadas e analise documental. A amostra foi delimitada com base nos dados fornecidos pela Associacao Catarinense de Supermercados (ACATS), de onde foram selecionadas as dez maiores redes de supermercados de Santa Catarina. Os resultados revelam que os modelos de gestao dessas organizacoes sao construidos de acordo com as necessidades de momento destas e sem planejamento; que as empresas pesquisadas apresentam uma gestao familiar, conservadora e reativa, assim como uma forte coalizao entre seus componentes; e que as ferramentas de gestao adotadas pela maior parte desse universo apresentaram uma homogeneidade na sua origem, bem como nas razoes pelas quais foram adotadas, revelando forte influencia do modismo empresarial.
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