Memória, Duração e Pulsão em Tarkovsky e Soderbergh: Em Torno do Filme Solaris
2012; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2012.51447
ISSN2238-7714
Autores Tópico(s)Nostalgia and Consumer Behavior
ResumoA memória funciona como ponto nodal das narrativas dos filmes Solaris dirigidos por Tarkovsky (1972) e Soderbergh (2002). Tratam-se, no entanto, de duas memórias diferentes que estão implícitas nos elementos fílmicos das duas obras. O presente artigo busca estudar os elementos que nos permitem perceber a diferença, bem como a maneira a partir da qual ela se articula. Se Tarkovsky se aproxima de uma visão bergsoniana da memória, Soderbergh a articula enquanto montagem de pulsões, revelando, assim, a extensão que a mudança na percepção pessoal de um objeto pode trazer para a obra cinematográfica.
Referência(s)