Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INFLUÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM TESTES DE LEITURA E PSICOGÊNESE DE ESCOLARES

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/2236583410629

ISSN

2236-5834

Autores

Shirley Holanda da Silva Rocha, José Fernando Vila Nova de Moraes, Isabela Almeida Ramos, Suliane Beatriz Rauber, Lílian Alves Pereira, Herbert Gustavo Simões, Carmen Sílvia Grubert Campbell,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo: investigar a influência do desenvolvimento motor na aprendizagem da leitura e psicogênese em crianças de 7 a 9 anos. Metodologia: estudo transversal com 30 crianças de ambos os sexos, estudantes de uma escola da rede distrital de ensino da cidade de Ceilândia – DF. Foram aplicados testes motores e testes de leitura e psicogênese. Massa corporal, estatura, índice de massa corporal e pressão arterial também foram mensuradas. Resultados: o Teste Exato de Fisher revelou associações entre o nível de psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. A Correlação de Spearman associou significativamente o nível da psicogênese e a escala de desenvolvimento motor, idade motora geral e quociente motor geral. Ainda, a Correlação de Spearman também apontou associações significativas entre teste de leitura, a idade motora geral e o quociente motor geral. Conclusão: houve associação entre os aspectos motores e cognitivos nas crianças estudadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX