Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão

2012; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572012000100018

ISSN

2175-3539

Autores

Deborah Rosária Barbosa, Marilene Proença Rebello de Souza,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Este artigo apresenta alguns dados oriundos da tese de doutorado sobre a história do campo de conhecimento e prática da Psicologia em sua relação com a Educação no Brasil. Este estudo foi conduzido baseado no fundamento epistêmico-filosófico do materialismo histórico dialético e na nova história, utilizando fontes bibliográficas históricas e cinco relatos orais de personagens da Psicologia Educacional e Escolar. Os depoimentos e o material das fontes escritas constituíram o corpus documental cuja organização seguiu a metodologia da história oral e historiografia plural. Foi realizada análise descritivo-analítica compreendida em duas etapas: a) análise documental (fontes não orais) e b) construção de indicadores e núcleos de significação dos registros orais. A partir das análises, compôs-se uma periodização da história da Psicologia Educacional e Escolar brasileira por meio de marcos históricos da área. No presente artigo destaca-se a discussão acerca da conceituação e terminologias utilizadas pela Psicologia Educacional e Escolar ao longo do tempo e de como essas mudanças nas nomenclaturas da área refletem questões epistemológicas, ideológicas e políticas.

Referência(s)