Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A literatura eletrônica e o ensino de língua inglesa: diálogos possíveis

2014; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5335/rdes.v10i2.4400

ISSN

2236-5400

Autores

Liandra Tomazine Sibem, Fabiane Verardi Burlamaque,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho aborda a questao da leitura de obras escritas em linguagem autentica em lingua inglesa, fugindo das adaptacoes e facilitacoes dos textos de livros didaticos e, sobretudo, incluindo a literatura eletronica nas aulas dessa disciplina. Como marco teorico, toma-se por base os pressupostos de Katherine Hayles e as postulacoes de Pierre Levy e Wim Veen e Ben Vrakking. O estudo, que assume as caracteristicas da pesquisa-acao, deu-se com alunos do ensino medio de uma escola da rede particular de ensino, localizada na cidade de Passo Fundo, RS. A narrativa escolhida para as praticas, Inanimate Alice, produzida em Flash e composta por quatro episodios, caracteriza-se pela uniao de diversas midias, tais como som, imagem e imagem em movimento, efeitos sonoros e visuais e elementos de jogos eletronicos. Esta investigacao focaliza os beneficios trazidos pela inclusao do trabalho com o hipertexto e as diversas midias em sala de aula de lingua inglesa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX