Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Trocas intergeracionais e construção de fronteiras nas experiências educativas das classes médias

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 103 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302008000200005

ISSN

1678-4626

Autores

Mihaï Dinu Gheorghiu, Pascale Gruson, Judit Vari,

Tópico(s)

Education, sociology, and vocational training

Resumo

A análise comparada das estratégias e experiências educativas de quatro famílias das classes médias e intermediárias da região parisiense fez surgir vários elementos de continuidade e descompasso entre a educação recebida dos pais e a educação dada aos filhos, como diferentes graus de adesão à ideologia do "familismo" e os efeitos tanto da autonomização progressiva do campo da educação como da delegação da autoridade parental. As relações estabelecidas antigamente entre a educação familiar e a educação escolar e os valores reconhecidos como tendo garantido às famílias uma mobilidade de sucesso participam da constituição das "vocações" familiares e educativas. As mudanças observadas dizem respeito, por um lado, à transformação do papel das mulheres na gestão da memória familiar, nas transmissões do patrimônio familiar e na construção das genealogias e, por outro lado, aos estilos educativos, com o declínio dos comportamentos autoritários e sua transformação em obrigações morais. Essas mudanças têm reforçado o papel das famílias na produção das fronteiras éticas do espaço social, nas trocas intergeracionais e nas perspectivas de mobilidade.

Referência(s)