
Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu
2007; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0103-166x2007000400006
ISSN1982-0275
AutoresMaribel Oliveira Barreto, Albertina Mitjáns Martínez,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo identificar as possibilidades de professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em tornar sua prática educativa e orientação acadêmica um processo de ensino-aprendizagem criativo e inovador. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudos de casos. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa foi embasada em González Rey. Foram realizadas entrevistas, durante um período de cinco meses. Quatro sujeitos participaram desta pesquisa, todos pesquisadores e professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em Salvador-Bahia. Os professores reconheceram a importância da criatividade no contexto educacional e confirmaram a possibilidade de implementação de uma prática pedagógica e orientação acadêmica pautadas nos pressupostos da criatividade. Além disso, a pesquisa revelou a intenção dos dirigentes em introduzir inovações nos programas de pós-graduação.
Referência(s)