Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A escola de educação infantil na perspectiva das crianças

2013; Springer Science+Business Media; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722013000200022

ISSN

1678-7153

Autores

Fernanda Martins Marques, Tânia Mara Sperb,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por cinco díades de crianças de cinco anos de idade que frequentavam a pré-escola. Cenas e instruções organizadas em três sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que as crianças destacaram o brincar, as atividades, o espaço físico, os professores e as regras em suas concepções sobre a escola. Esses achados indicam a importância de se pensar quais espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.

Referência(s)