Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados<A NAME="topa"></A>

2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 21; Issue: 72 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302000000300011

ISSN

1678-4626

Autores

María Ciavatta Franco,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Refletir sobre os problemas postos pela comparação e sobre estudos que a utilizam é o objetivo deste trabalho. O texto é parte de uma pesquisa comparativa sobre políticas de formação profissional de trabalhadores em três países, México, Brasil e itália. Do ponto de vista metodológico, não iniciamos a reflexão pelas semelhanças, mas pelas diferenças. A utilização do método histórico permite buscar as diferenças entre os países a partir dos processos históricos mais amplos (compreender a história como processo), e reconstruí-las como parte de uma determinada realidade complexa, aberta às transformações (utilizar a história como método). A discussão dos estudos comparados tem diversas vertentes de análise. Neste trabalho procuramos compreender algumas questões que emergem do uso da comparação na antropologia, na história, na sociologia e na ciência política. Por último, apresentamos uma visão metodológica comparativa sobre o tema das políticas de formação profissional.

Referência(s)