
Por uma pedagogia do compromisso
2006; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722006000100005
ISSN1806-9770
AutoresRobert-Vicent Joule, Ângela Maria de Oliveira Almeida,
Tópico(s)Decision-Making and Behavioral Economics
ResumoUma das questões centrais no campo da educação é: como fazer com que alunos ou filhos se comportem como seus professores ou pais desejam? É objetivo deste artigo responder a esta questão, propondo uma abordagem educativa que se apóia na psicologia do compromisso. O interesse desta abordagem, chamada pedagogia do compromisso, é duplo: (1) ela aumenta as chances de se obter sem impor e, sobretudo, (2) ela favorece a interiorização de valores educativos, familiares e de cidadania. Esta pedagogia tem, além disso, o mérito de estar em consonância com a psicologia social experimental. Algumas técnicas que permitem aumentar a probabilidade de ver alguém fazer livremente o que se espera dele são evocadas: a técnica do "dar-o-primeiro-passo" (dar-o-primeiro-passo com demanda explicita; dar-o-primeiro-passo com etiquetagem), a técnica do "tocar" e a técnica do "você é livre para...". O artigo termina com quatro princípios de ação suscetíveis de otimizar as práticas educativas: o princípio da liberdade, o princípio do primado da ação, o princípio da naturalização e o princípio da desnaturalização.
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