Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Serious games baseados em realidade virtual para educação médica

2011; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 35; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022011000200015

ISSN

1981-5271

Autores

Liliane dos Santos Machado, Ronei Marcos de Moraes, Fátima L. S. Nunes, Rosa Maria E. Moreira da Costa,

Tópico(s)

Virtual Reality Applications and Impacts

Resumo

A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias propícias à construção de serious games é a Realidade Virtual, que oferece ambientes computacionais tridimensionais com formas avançadas de interação capazes de prover maior motivação ao processo de aprendizagem. No contexto da educação médica, tais aplicações apresentam um nicho ainda pouco explorado, se observados sua relevância e impactos na sociedade. Este artigo apresenta os serious games baseados em Realidade Virtual como uma proposta para o ensino de conteúdos específicos da área médica. Para isso, categoriza-os e apresenta o que tem sido desenvolvido nos últimos anos, seus componentes, características de desenvolvimento e suas potencialidades como oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e negócios.

Referência(s)