A simulação assistida por computador: a convergência no processo de educar-cuidar da enfermagem
2006; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072006000200006
ISSN1980-265X
AutoresGrace Teresinha Marcon Dal Sasso, Maria de Lourdes de Souza,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoProdução tecnológica e pesquisa metodológica que objetivou descrever a produção de um ambiente simulado de aprendizagem assistida por computador em RCP e refletir sobre as suas contribuições no processo ensino-aprendizagem dos alunos como uma proposta de convergência ao processo de educar-cuidar em enfermagem. Á medida que o ambiente de aprendizagem simulado era desenvolvido, procediam-se as avaliações das etapas de produção no processo da pesquisa metodológica, mediante instrumentos específicos. O plano de organização e a análise da produção tecnológica foi fundamentado no referencial construtivista e seguiu os passos da pesquisa metodológica para o desenvolvimento do ambiente simulado. O estudo enfatiza que, como mediador entre o sujeito e o mundo real, o ambiente simulado de aprendizagem assistida por computador, constitui-se em uma espécie de lente através da qual o aluno é capaz de ver a realidade simulada e operar sobre ela. É proporcionado ao aluno uma oportunidade nova e estimulante de aprendizagem.
Referência(s)