Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas

2011; Universidade de São Francisco; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712011000200006

ISSN

2175-3563

Autores

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Eli Andrade Rocha Prates,

Tópico(s)

Education, Achievement, and Giftedness

Resumo

A motivação de estudantes se tem destacado no contexto educacional como um construto importante em função do ensino eficaz e aprendizagem significativa. Nesse sentido, este estudo investigou as propriedades psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) aplicada em 170 universitários paulistas, sendo 71% do gênero feminino, com faixa etária de 18 a 25 anos, dos cursos de ciências biológicas, educação física, nutrição, pedagogia e psicologia. Constatou-se que os estudantes apresentaram média maior no fator motivação intrínseca e menor média para o fator motivação externa por recompensas sociais. Verificou-se diferença estatisticamente significativa na autopercepção da motivação para a universidade dos estudantes apenas em função do curso frequentado. Houve correlação dos escores da escala com o rendimento acadêmico. A precisão da escala aferida pelo alfa de Cronbach é muito boa. Os resultados referentes à validade e precisão obtidos atribuem características psicométricas à EMA para universitários paulistas.

Referência(s)