
Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas
2011; Universidade de São Francisco; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712011000200006
ISSN2175-3563
AutoresMaria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Eli Andrade Rocha Prates,
Tópico(s)Education, Achievement, and Giftedness
ResumoA motivação de estudantes se tem destacado no contexto educacional como um construto importante em função do ensino eficaz e aprendizagem significativa. Nesse sentido, este estudo investigou as propriedades psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) aplicada em 170 universitários paulistas, sendo 71% do gênero feminino, com faixa etária de 18 a 25 anos, dos cursos de ciências biológicas, educação física, nutrição, pedagogia e psicologia. Constatou-se que os estudantes apresentaram média maior no fator motivação intrínseca e menor média para o fator motivação externa por recompensas sociais. Verificou-se diferença estatisticamente significativa na autopercepção da motivação para a universidade dos estudantes apenas em função do curso frequentado. Houve correlação dos escores da escala com o rendimento acadêmico. A precisão da escala aferida pelo alfa de Cronbach é muito boa. Os resultados referentes à validade e precisão obtidos atribuem características psicométricas à EMA para universitários paulistas.
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