Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Treinamento auditivo em oficinas: opção terapêutica grupal

2006; SciELO; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-56872006000300009

ISSN

1809-399X

Autores

Juliana Nunes Santos, Isabel Cristina Plais do Couto, Raquel Martins da Costa Amorim,

Tópico(s)

Hearing, Cochlea, Tinnitus, Genetics

Resumo

TEMA: treinamento auditivo em grupo. OBJETIVO: verificar a eficácia do treinamento auditivo em grupo de excepcionais no ambiente de oficinas. MÉTODO: estudo longitudinal prospectivo com 13 deficientes mentais da Associação de Pais e Amigos do Exepcional (APAE) de Congonhas, divididos em dois grupos: caso (n = 5) e controle (n = 8), e submetidos a 10 sessões de treinamento auditivo em grupo após verificação de integridade auditiva periférica por meio de emissões otoacústicas evocadas. Os participantes foram avaliados com protocolo específico quanto às habilidades auditivas (localização, identificação, memória, seqüência, discriminação e compreensão auditiva) no início e término do projeto. A entrada, processamento e análise dos dados foram realizados por meio do software Epi-Info 6.04. RESULTADOS: os grupos não diferiram entre si quanto à idade (media = 23,6 anos) e gênero, sendo 40% do masculino. Na avaliação inicial obteve-se desempenho semelhante dos grupos e na avaliação final, observou-se melhora nas habilidades auditivas dos indivíduos do grupo caso. Quando se comparou a média de acertos dos grupos caso e controle nas avaliações inicial e final obteve-se resultado estatisticamente significante nas provas de localização sonora (p = 0,02), seqüência auditiva (p = 0,006) e discriminação auditiva (p = 0,03) CONCLUSÃO: o treinamento auditivo mostrou-se eficaz quando realizado em grupo de excepcionais no ambiente de oficinas, observando-se melhora nas habilidades auditivas dos indivíduos. Estudos com maior casuística são necessários para confirmar os achados deste estudo e para auxiliar os profissionais dos serviços públicos de saúde a repensarem o modelo teórico de atendimentos e a reorganizarem as demandas em seus locais de trabalho, traçando frentes de atuação distintas, vinculadas à realidade da população envolvida, tais como a oficina de estimulação auditiva em grupo.

Referência(s)