Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 31; Issue: 111 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302010000200016

ISSN

1678-4626

Autores

Rosana Elisa Catelli,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnicas audiovisuais foram pensados, entre eles, o filme documentário. Baseados no que já se fazia em países como a França e os Estados Unidos, teceram várias considerações a respeito das possíveis contribuições do cinema documentário para a educação. Pretendemos, neste artigo, discutir as concepções presentes entre os educadores da Escola Nova com relação ao vínculo entre cinema documentário e educação.

Referência(s)