
“Família possível” na relação escola-comunidade
2001; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572001000200003
ISSN2175-3539
AutoresDulce Gomes Nunes, Lúcia Regina Goulart Vilarinho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs mudanças na família afetam a sociedade como um todo e, particularmente, a educação dos filhos, refletindo também sobre as atividades desenvolvidas pela escola. Tendo essa problemática como pano de fundo, considerou-se oportuno pesquisar os novos contornos que a relação família-escola pode tomar no contexto da educação formal. Para tanto, realizou-se uma investigação no âmbito de uma instituição particular de ensino, que atende crianças da educação infantil à quinta série, na qual os avós dos alunos foram situados como uma extensão da família nuclear e configurados como a família possível. À medida que estes sujeitos assumiram, parcialmente, a responsabilidade pelos netos, fosse pela necessidade dos pais trabalharem o dia inteiro fora de casa, fosse por uma crise ou separação do casal, tornou-se indispensável realizar um projeto que promovesse a maior integração possível entre os avós e a escola. Neste sentido, desenvolveu-se uma pesquisa participante que visou, fundamentalmente, determinar o papel da família possível no contexto escolar e no processo ensino - aprendizagem.
Referência(s)