Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14488/1676-1901.v15i1.1739

ISSN

1676-1901

Autores

Sérgio Evangelista Silva, Flávio César F. Fernandes, Edemilson Nogueira,

Tópico(s)

Sustainable Supply Chain Management

Resumo

A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa.

Referência(s)