
A dinâmica de relacionamentos nacionais e internacionais em processos de internacionalização: um estudo de caso de uma agência norte-americana de publicidade no mercado Brasileiro
2010; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552010000100005
ISSN1982-7849
AutoresCynthia Gambogi Massote, Sérgio Fernando Loureiro Rezende, Ângela França Versiani,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoO presente artigo analisa processos de internacionalização, a partir dos relacionamentos interorganizacionais que são estabelecidos, desenvolvidos e/ou rompidos em nível nacional e internacional entre a firma e os clientes. Especificamente, busca-se examinar se e como a dinâmica desses relacionamentos atua na seleção e alteração do modo de entrada em determinado mercado estrangeiro. Para tanto desenvolveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa junto a uma agência norte-americana de publicidade que iniciou suas atividades no mercado brasileiro em 1984. Os resultados indicam que a internacionalização da agência de publicidade pode ser explicada a partir dos relacionamentos interorganizacionais da firma com anunciantes. Como o processo de desenvolver esses relacionamentos interorganizacionais opera em múltiplos contextos espaciais interdependentes, tem-se que os relacionamentos com anunciantes nacionais afetam e são afetados pelos relacionamentos internacionais, dando origem ao fenômeno do alinhamento de contas internacionais.
Referência(s)