Identidade negra e condição de classe
2013; Issue: 13 Linguagem: Português
10.4000/pontourbe.792
ISSN1981-3341
AutoresSandra Pereira Tosta, Pollyanna Nicodemos Alves,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo resulta de dissertação desenvolvida e concluída em 2010 no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, na linha de pesquisa: Educação, Cotidiano e Diferença Cultural. Trata-se de uma etnografia que teve por objetivo central compreender o processo de construção da identidade de adolescentes negros de classes média e alta, alunos do ensino médio em uma escola da rede privada de Belo Horizonte/MG. A escola foi considerada como um dos espaços privilegiados para se observar como construções identitárias ocorrem em meio a dinâmicas de socialização, sociabilidades e aprendizagem. Especialmente identidades etnicorraciais em contextos nos quais a presença de estudantes negros é, historicamente, muito restrita, e invisível nas pesquisas da área. Os resultados alcançados evidenciaram que os adolescentes negros revelam contradições ao assumir sua condição negra, com destaque para características perceptíveis (cabelo e cor de pele). No que se refere à socialização dos adolescentes negros com seus pares, estes, em certos momentos, vivenciam situações de preconceito racial, a exemplo dos apelidos e tratamentos discriminatórios. Ao final, foi possível compreender o modo como estudantes negros de classes média e alta estão inseridos na escola privada e como essa inserção e suas vivências configuram construções identitárias.
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