Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Contribuções de Martinho Lutero à educação

2014; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17564/2316-3828.2014v2n3p233-242

ISSN

2316-3828

Autores

Simone Varela,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de contribuir para as discussões da História da Educação, referentes à alteração da lógica medieval ocorrida a partir dos séculos XII e XIII; suas influências na atuação da Igreja Católica do referido período; o posicionamento de Martinho Lutero diante das ações da Igreja Católica e, principalmente, os reflexos do pensamento de Martinho Lutero para a educação. O filme Lutero se constituiu como objeto para a análise contida neste trabalho que tem como referencial teórico a Nova História (LE GOFF, 2004; FRANCO JÚNIOR, 1980). A essência das concepções de Lutero sobre a educação evidencia a sua defesa do direito à educação e, deste modo, a responsabilidade do Estado na promoção da educação para todos. Assim, percorrer a trajetória de Martinho Lutero durante a Reforma Religiosa resgata um momento ímpar na construção do pensamento educacional a partir do século XVI que se apresenta como um tema ainda bastante polêmico e político no século XXI: o acesso e a permanência na educação.

Referência(s)