Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português

10.1590/1982-25542014116147

ISSN

1982-2553

Autores

Tânia Siqueira Montoro, Ceiça Ferreira,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.

Referência(s)