Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Health education in pregnancy and postpartum: meanings attributed by puerperal women

2014; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 67; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/0034-7167.20140001

ISSN

1984-0446

Autores

Eryjosy Marculino Guerreiro, Dafne Paiva Rodrigues, Ana Beatriz Azevedo Queiroz, Márcia de Assunção Ferreira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Estudo descritivo, qualitativo, que objetivou apreender os conteúdos das representações sociais de puérperas sobre a educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal na atenção básica de saúde. Participaram 31 usuárias de Centros de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará, maiores de 18 anos, no puerpério, com no mínimo seis consultas de pré-natal e uma consulta puerperal. Realizou-se análise lexical dos dados das entrevistas semiestruturadas, através do software ALCESTE. As representações das puérperas sobre a educação em saúde estão ligadas às práticas educativas institucionais, com destaque para as palestras, educação familiar e escolar, educação comunitária. Predomina a pedagogia tradicional, com transmissão de informações, pontuais e generalizadas. Faz-se necessário mudar a lógica pedagógica, expandindo-se as estratégias em grupos educativos com construção e compartilhamento de saberes.

Referência(s)