Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Abordagem das propriedades coligativas das soluções numa perspectiva de ensino por situação-problema

2011; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/s1982-873x2011000300005

ISSN

1982-873X

Autores

Valéria Barboza Veríssimo, Ângela Fernandes Campos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Nesse estudo buscou-se identificar e avaliar as ações de aprendizagem dos estudantes e as atitudes deles durante o processo de resolução de uma situação-problema (SP) relacionada com alguns aspectos das propriedades coligativas das soluções. A metodologia considerou as orientações de Meirieu para construção de uma situação-problema (SP) e contemplou os procedimentos: elaboração da SP; elaboração de um questionário de concepções prévias e de um texto intitulado “ Água: soluções e propriedades ”; elaboração de atividades experimentais; e análise das respostas dos estudantes à situação-problema. Os resultados obtidos mostraram que a estratégia didática pautada na resolução da SP exigiu dos estudantes a superação dos conflitos cognitivos gerados, o texto trabalhado potencializou as argumentações e contra-argumentações dos estudantes durante as discussões sobre os resultados das atividades experimentais, e as atividades experimentais favoreceram o desenvolvimento de competências sociais, procedimentais e comunicativas pelos estudantes, estimulando-os a superar dificuldades específicas do domínio científico e a resolução da SP.

Referência(s)