Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas

2010; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 18; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362010000200011

ISSN

1809-4465

Autores

Márcia Friedrich, Anna Maria Canavarro Benite, Cláudio Roberto Machado Benite, Viviane Soares Pereira,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo traz uma abordagem histórica da Escolarização de Jovens e Adultos e sua trajetória na história da educação no Brasil. Caracteriza-se por uma análise documental sobre o movimento desta modalidade de ensino e as políticas públicas que a regem. Fazemos um paralelo com a evolução histórica, formação de professores, mercado de trabalho no Brasil, utilizando fontes primárias e secundárias de pesquisa, compreendendo o período de 1973 até 2007. Constatamos que a literatura especializada, em geral, descreve acontecimentos cronológicos de iniciativas pontuais na tentativa de solucionar os problemas decorrentes do analfabetismo e falta de qualificação da mão de obra necessária ao modo de produção vigente em cada época, como iniciativas em relação às políticas públicas. No que diz respeito à relação com as propostas pedagógicas para esta modalidade de ensino, com base na análise de documentos legais, diretrizes e programas para o contexto educacional brasileiro, estas se caracterizam por uma educação compensatória, supletiva e emergencial.

Referência(s)