Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Amizade em meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

2013; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2013000300002

ISSN

1982-0275

Autores

Soraya da Silva Sena, Luciana Karine de Souza,

Tópico(s)

Child Welfare and Adoption

Resumo

Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade tendem a participar de relações de pares insatisfatórias, podendo ser rejeitadas socialmente e até vitimizadas. O objetivo deste trabalho foi de comparar a percepção da qualidade da melhor amizade e do conflito nessa relação, em 17 meninos com e 19 sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, de sete a nove anos de idade, por meio de entrevista semiestruturada e da Escala da Qualidade da Amizade. Os meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade não diferenciaram daqueles sem o transtorno na percepção da qualidade da amizade; destes últimos, os mais velhos pontuaram melhor o amigo. Foi maior a percepção de situações de conflito com o amigo por parte de meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, inclusive dos mais velhos. É possível que o portador de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade perceba mais os conflitos com o amigo em virtude do aumento etário, pois o avanço sociocognitivo pode auxiliar a captar melhor as reações negativas dos pares a seu comportamento frequentemente desrespeitoso às regras sociais.

Referência(s)