Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com perda auditiva

2013; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 15; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462013005000051

ISSN

1982-0216

Autores

Maria de Lourdes Merigui Tabaquim, Camila G.A. Nardi, Juliana Broco Ferrari, Cibelle Nunes Moretti, Midori Otake Yamada, Maria Cecília Bevilácqua,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

OBEJTIVO: avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo-social de crianças com diagnóstico de deficiência auditiva. MÉTODO: participaram do estudo 50 crianças com diagnóstico de deficiência auditiva, com idade média de 16,1 meses, de ambos os gêneros. Empregou-se a entrevista semi-estruturada com os pais para a obtenção da história de vida da criança, a Escala de Desenvolvimento Comportamental e a Escala de Avaliação da Reação de Retração do Bebê. RESULTADO: o estudo identificou 80% das crianças com perda auditiva profunda bilateral. O Quociente de Desenvolvimento na normalidade ocorreu em 76% da amostra, sendo as funções da linguagem e pessoal-social, as mais prejudicadas. Os níveis de ajustamento afetivo e interacional foram caracterizados pelas reações de alarme para problemas de interação pessoal-social. CONCLUSÃO: as competências defasadas de habilidades verbais e não-verbais mostraram implicações no desenvolvimento cognitivo, sugestivas da condição da criança com perda auditiva e dos fatores de risco associados, com limitação circunstancial a trocas comunicativas que promovem o desenvolvimento de competências adaptativas e o fortalecimento da auto-estima para as relações.

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