Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Abordagens de gênero e sexualidade na Psicologia: revendo conceitos, repensando práticas

2013; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-98932013000300016

ISSN

1982-3703

Autores

Lenise Santana Borges, Alice de Alencar Arraes Canuto, Danielle Pontes de Oliveira, Renatha Pinheiro Vaz,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este artigo explora os sentidos sobre gênero e sexualidades a partir da análise das produções acadêmicas dos programas de graduação e pós-graduação do Curso de Psicologia da PUC/Goiás. A partir de uma análise discursiva que tem como enquadre epistemológico o construcionismo social e as teorias feministas, a pesquisa investiga as produções que contenham no título os indexadores: gênero, sexualidade, homossexualidade e/ou homossexual(is), no período de 1993 a 2008. A escolha dessa investigação se dá em razão de que tais produções constituem fontes privilegiadas de informação e de formação. Locais de (re)produção de saber, as universidades operam muitas vezes como lugares que se outorgam o estatuto de verdade, prescrevendo formas morais de comportamento aos sujeitos, o que tem instigado estudiosos/ as a investigar os discursos que circulam no meio acadêmico. Analisam-se, neste estudo, as perspectivas teóricas privilegiadas na descrição do objeto, as áreas e os temas centrais bem como os avanços e as lacunas da produção acadêmica, tomando como contraponto a proposta curricular oferecida pelo curso. Dessa forma, é possível concluir que, no contexto de produção acadêmica analisado, o ensino da Psicologia ainda se concentra predominantemente nos estudos das identidades, em uma visão normativa, polarizada e patologizada quanto ao gênero e às sexualidades.

Referência(s)