
Formação do enfermeiro: características do professor e o sucesso escolar
2006; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 59; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672006000100002
ISSN1984-0446
AutoresMaria Romana Friedländer, Maria Teresa de Arbués Moreira,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoDescreve as características do professor que leciona as disciplinas que obtiveram os maiores índices de sucesso na avaliação realizada pelos estudantes. Foi realizado numa escola de ensino superior de enfermagem de Lisboa (Portugal), com 16 professores que responderam um questionário. Concluiu-se que o professor bem avaliado pelos estudantes possui os seguintes atributos: é maduro, bem qualificado para o ensino, com sólida experiência na docência e boa experiência no exercício da profissão. Na opinião dos próprios professores, são capazes de estabelecer um bom relacionamento com seus alunos, acreditam-se eficazes na prática docente e possuem um profundo conhecimento de sua disciplina. Todos utilizam a aula expositiva com interação e diálogo com os alunos, e complementada por experiências e vivências práticas, debates, discussões, dramatizações e simulações. As autoras alertam para a necessidade de outras pesquisas sobre o tema.
Referência(s)