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Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945)

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 40 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592013000200009

ISSN

2236-3459

Autores

Cristiani Bereta da Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo problematiza as relações estabelecidas entre o projeto político de nacionali-zação em Santa Catarina e as práticas escolares a partir da análise do jornal escolar A Criança Brasileira. Esse periódico foi publicado por 27 anos, de 1942 a 1968, assinado sempre por alunos do Primário e do Curso Complementar do Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado em 1912, em Florianópolis. Para essa discussão foram selecionados os números publicados entre 1942 e 1945. Tal escolha foi feita em razão dos temas privilegiados: biografias, datas comemorativas, notícias do cotidiano da escola, principalmente aquelas referentes às associações auxiliares, que evidenciam as práticas nacionalistas do período. Essas questões serão interpretadas a partir das noções de cultura política e de cultura escolar. Postula-se que o entrecruzamento dessas noções permitirá melhor compreender a permeabilidade entre as práticas políticas e as práticas escolares cotidianas, bem como quais normas e valores contribuíram para determinar as representações que os sujeitos e coletividades do passado fizeram de si mesmos e intentaram legar ao futuro.

Referência(s)