
Pesquisa científica da área de marketing: uma revisão histórica
2006; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552006000200010
ISSN1982-7849
AutoresCláudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo apresenta um levantamento das caracteristicas metodologicas basicas da producao cientifica de pesquisas empiricas publicadas no I EMA e nos ultimos 16 ENANPADs, dentro da area de Marketing, visando avaliar as suas tendencias, bem como comparar a sua evolucao atraves dos anos. Dentre as variaveis analisadas para cada artigo estao: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questao de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados e apresentacao dos resultados. De 527 artigos identificados, 407 respeitaram a abordagem positivista, 108 apresentaram cunho conceitual e 12 se enquadraram na abordagem fenomenologica ou interpretativista. A partir desta analise e do cruzamento das variaveis, apresenta-se a discussao e as conclusoes da qualidade do conjunto de artigos avaliados.
Referência(s)