Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pesquisa científica da área de marketing: uma revisão histórica

2006; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552006000200010

ISSN

1982-7849

Autores

Cláudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das caracteristicas metodologicas basicas da producao cientifica de pesquisas empiricas publicadas no I EMA e nos ultimos 16 ENANPADs, dentro da area de Marketing, visando avaliar as suas tendencias, bem como comparar a sua evolucao atraves dos anos. Dentre as variaveis analisadas para cada artigo estao: natureza da pesquisa; embasamento conceitual e questao de pesquisa; desenho de pesquisa; instrumento de medida e coleta de dados e apresentacao dos resultados. De 527 artigos identificados, 407 respeitaram a abordagem positivista, 108 apresentaram cunho conceitual e 12 se enquadraram na abordagem fenomenologica ou interpretativista. A partir desta analise e do cruzamento das variaveis, apresenta-se a discussao e as conclusoes da qualidade do conjunto de artigos avaliados.

Referência(s)