
A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Issue: 46 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982007000200003
ISSN1982-6621
AutoresMarcus Vinícius da Cunha, Aparecida Pin Ribeiro, Nicole Rassi,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.
Referência(s)