
O ensino da ética nos cursos de graduação da área de saúde
2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022010000300011
ISSN1981-5271
AutoresLarissa Arbués Carneiro, Celmo Celeno Porto, Soraya Bianca Reis Duarte, Neuma Chaveiro, María Alves Barbosa,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAnálise de artigos brasileiros sobre o ensino da ética nos cursos de graduação da área de saúde no período de janeiro de 1997 a janeiro de 2009, mediante pesquisa realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Vinte seis artigos preencheram os critérios de inclusão; dentre eles, a área com maior destaque em publicações foi a de Medicina (19), seguida por Enfermagem (5) e pelas áreas de Psicologia e Odontologia (1 cada). Com uso da técnica da Análise de Conteúdo, identificaram-se nos textos três categorias temáticas: reflexões teóricas e filosóficas; aspectos pedagógicos e metodológicos; avaliação da aprendizagem da ética. A análise indicou que influenciam mais intensamente na aprendizagem da ética o tempo de exposição ao conteúdo e sua transversalidade nas disciplinas dos cursos. Também se destacaram a utilização de metodologias ativas, assim como a formação e a atitude ética do docente. Diante do cenário de mudanças na educação, avanços tecnológicos e científicos, e no próprio campo da bioética, torna-se essencial investir na discussão sobre a situação da ética no ensino em saúde.
Referência(s)