
Relação da prática de exercícios físicos e fatores associados às regulações motivacionais de adolescentes brasileiros
2012; Desafio Singular; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.6063/motricidade.8(2).708
ISSN2182-2972
AutoresRodrigo Batalha Silva, Thiago Sousa Matias, Maick da Silveira Viana, Alexandro Andrade,
Tópico(s)Motivation and Self-Concept in Sports
ResumoCom base na Teoria da Autodeterminação (TAD; Deci & Ryan, 1985), o presente estudo objetivou investigar as relações entre a prática de exercícios físicos e suas regulações motivacionais, bem como os fatores associados a estas em estudantes adolescentes.Realizou-se um estudo transversal com a participação de 471 adolescentes de 14 a 18 anos de idade, estudantes de uma escola pública estadual no município de Florianópolis/SC, Brasil.Questionários foram utilizados para a realização da pesquisa e os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial.Meninos foram mais ativos e mais autodeterminados para a prática de exercícios físicos do que as meninas.Para ambos os sexos as regulações motivacionais mais internas, bem como o índice de autodeterminação, estiveram associados positivamente com a prática de exercícios físicos.Meninas com maior idade e com presença de sobrepeso apresentaram maior regulação identificada.Entre os meninos, os estudantes com sobrepeso mostraram-se mais amotivados e menos motivados intrinsecamente.De maneira geral, adolescentes que estudam no período vespertino apresentaram um maior índice de autodeterminação.Conclui-se que adolescentes mais autodeterminados praticam mais exercícios físicos
Referência(s)